Maternidade

Documentos em época de COVID-19 – bebé

Um bebé nasce e, em altura de COVID-19, deixamos de conseguir tratar de toda a documentação na maternidade. Saímos apenas com uma declaração em como nasceu um bebé no dia X e nem a certidão de nascimento temos…

Assim como vocês, nós também tivemos dúvidas porque a informação disponível é ineficaz ou insuficiente, além de que nos são dados uns intervalos de tempo e os locais não têm agendamento dentro desse período.

Então como é que fizemos?
Temos 20 dias para registar o bebé a contar do dia do nascimento. A certidão de nascimento pode ser feita online ou presencialmente, mediante marcação. Deixamos o passo a passo online:

Aceda ao site: https://nascimento.justica.gov.pt/nascimento/
Autentique-se com a Chave Móvel Digital ou com o cartão de cidadão (neste caso, vai precisar de um leitor de cartões e dos códigos PIN da morada e de autenticação).

Vão precisar de :

  • identificar os pais e avós;
  • indicar elementos respeitantes ao nascimento e à criança, tal como o nome da criança, que deve respeitar algumas regras (por norma, até 2 nomes próprios e 4 apelidos), assim como indicar a maternidade ou hospital onde a criança nasceu;
  • fornecer alguns elementos respeitantes ao parto e agregado familiar, solicitados pelo Instituto Nacional de Estatística.

No fim, vão ter de carregar uma digitalização ou uma fotografia legível do comprovativo de nascimento emitido pelo hospital onde a criança nasceu. Este documento deverá estar em formato PDF, PNG, JPG ou JPEG. 

Irão receber no email a declaração de nascimento e podem consultar o número do cartão do cidadão na última página (e em letras pequeninas).

Pedir o NIF

É talvez a forma mais estranha de se fazer (online). É como se estivéssemos a contrariar o sistema mas funciona. Foi uma menina muito querida que nos ajudou nesta parte (obrigado Ni!).

Aceder ao site finanças: www.portaldasfinancas.gov.pt
– Contacte-nos;
– Atendimento e-balcão;
– Registar nova questão;
– Anexar a declaração de nascimento – só é possivel anexar um documento.

Posterioremente irão responder ao nosso pedido e solicitar o Cartão de Cidadão do requerente (Pai ou Mãe);
Devem responder à mensagem enviada com o anexo do cartão de cidadão.

Esse pedido volta depois para ser assinado (pode ser utilizada uma assinatura digital) e recebem posteriormente o número atribuído.

Segue o passo a passo:

Inicar Sessão no site das finanças: http://www.portaldasfinancas.gov.pt
No final da pagina clicar em Contacte-nos
Atendimento e-balcão
Criar nova questão preenchendo todos os campos.
(não esquecer de anexar o registo de nascimento)
Verificar diariamente se receberam resposta.
Ultima mensagem recebida será com o NIF do vosso bebe e é so descarregar em
obter ficheiro

Número de utente

Teste do pezinho e nada de número de utente. Então como fazer?
No momento em que vão fazer o teste devem entregar a declaração em como “aquele” bebé nasceu (mesmo que sem nome porque até aqui ainda não tínhamos a certidão de nascimento connosco). O número de utente é atribuído na hora assim como o médico de família – pelo menos no nosso caso!

Agora que já têm (quase) toda a informação já podem sair da maternidade mais descansados. Muitas felicidades!


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15 thoughts on “Documentos em época de COVID-19 – bebé

  1. Super útil. E Depois Marcaram Para Ir Tirar o Cartao De Cidadao mesmo Ja Tendo Os Numeros Todos? Obrigado e Beijinhos

    1. Olá, exactamente. Ainda não sabemos como é o procedimento porque só vamos dia 9/07 mas depois podemos acrescentar uma nota a explicar. Um beijinho

  2. No caso da autenticação com cartão de cidadão no Leitor para a certidão de nascimento, é preciso ser dos 2 progenitores ou basta 1?

  3. Obrigada!
    Parece continuar mega burocrático mesmo sendo online mas o descritivo passo a passo ser-nos-á super útil em setembro 😄
    Uma vida muito feliz para os 4!

    1. e é muito burocrático, mas assim pensamos que irá ajudar. um beijinho enorme, e esperamos que em setembro esteja muito mais calmo a nivel de covid-19. um grande beijinho nosso

    1. Olá, nós não achamos que seja importante porque não foi pedido para nada que precisássemos, por isso só quando fizermos o Cartao de cidadao é que será atribuido o numero de segurança social. muitos beijinhos nossos

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